As alterações climáticas são um dos temas mais importantes atualmente, sendo necessário modificar os comportamentos de consumo para reduzir os danos no meio ambiente.A literatura revela que o consumo sustentável é impedido por restrições económicas, pela perceção de risco que os consumidores têm relativamente ao produto, à sua qualidade e atributos técnicos, bem como pela imagem da marca. Um questionário online foi realizado de modo a estudar a capacidade das avaliações quantitativas do consumidor online de aumentar a disposição de pagar por produtos sustentáveis e sua a intenção de compra, bem como mudar a perceção que os consumidores têm sobre os mesmos.O estudo revela que avaliações quantitativas mudam positivamente as perceções dos consumidores sobre produtos sustentáveis relativamente ao quão confiáveis são, e à qualidade e desempenho. É também provado o impacto positivo que a perceção de confiança relativamente ao produto tem na disposição de pagar e na intenção de compra de produtos sustentáveis, tal como as perceções de qualidade e desempenho.Adicionalmente, na presença de avaliações, a disposição dos consumidores de pagar por produtos sustentáveis não é maior do que sem a sua presença, embora tenham um impacto direto significativo na disposição de pagar. É também provado que as avaliações não têm impacto direto na intenção de compra sustentável, nem esta última é maior na sua presença. No entanto, as avaliações têm um efeito indireto tanto na disposição de pagar como na intenção de compra de produtos sustentáveis, sendo mediadas pelas perceções de confiança, qualidade e desempenho.
Data do prémio | 4 fev. 2021 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Daniela Langaro (Supervisor) |
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- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Boosting green consumption: the influence of quantitative online consumer reviews on consumer’s perceptions willingness to pay and purchase intention of environmentally friendly products
Lobo, C. I. N. (Aluno). 4 fev. 2021
Tese do aluno