Com o aumento da competitividade o BPO – Business Process Outsourcing assume um papel cada vez mais crucial nas organizações. O aumento da produtividade, a melhoria do desempenho e a qualidade de serviço são, cada vez mais, fatores vitais que determinam o sucesso das organizações O BPO – Business Process Outsourcing evoluiu muito nos últimos anos, tornou-se crucial e fundamental para as organizações. Atualmente, as organizações enfrentam diariamente inúmeros desafios que obrigam a uma escolha criteriosa de estratégias para os superar e para a obtenção dos resultados pretendidos. Neste contexto, surge o BPO – Business Process Outsourcing, que se apresenta como uma componente na tomada de decisão estratégica e como uma forma muito importante para incrementar a qualidade e a eficiência nas várias atividades das organizações. Poderemos facilmente concluir que o outsourcing é uma inevitabilidade virtual. Será sempre um recurso de gestão que irá permitir aos executivos das organizações determinar o quanto podem beneficiar com a sua inclusão. O BPO – Business Process Outsourcing poderá acarretar riscos para as organizações, mas sejamos realistas e objetivos, todas as medidas de potencial elevado o encerram; não sendo assim óbvio que este interesse por este outsourcing diminua. Posto isto, verifica-se que esta estratégia tende a ganhar cada vez mais espaço, abrindo assim as portas de entrada para a revolução do Business Process Outsourcing. O state of the art da investigação efetuada para a elaboração deste relatório pressupôs a análise da revisão da literatura existente sobre o tema ″Business Process Outsourcing″. O estudo foi realizado com base à análise do artigo “Business Process Outsourcing studies: a critical review and research directions”, Lacity et al (2011). As organizações estão a aumentar as fontes de recrutamento externas de processos de gestão, sendo esta prática conhecida por Business Process Outsourcing (BPO). O negócio atual ascende a 279 biliões de dólares e pespetiva-se um crescimento anual em cerca de 25%. Conclui-se que o BPO – Business Process Outsourcing é uma vantagem competitiva da Gestão Empresarial moderna, com a qual se obtém a redução de custos fixos, a otimização dos tempos de resposta ao cliente, economias de escala, bem como a possibilidade da subcontratação destes processos não críticos da organização a fornecedores especializados. Sobre o que determina as decisões de BPO, obteve-se uma evidência clara e consistente. As organizações pretendem reduzir os custos, para se poderem concentrar nas suas capacidades essenciais ou processos críticos. Pretende-se obter desses fornecedores/ prestadores de serviços as capacidades e os conhecimentos, para melhorar os seus processos de negócios, com a redução dos prazos de entrega e acima de tudo a obtenção de economias de escala, tendo em vista a maximização do lucro. Obteve-se uma clara evidência de que as organizações são menos propensas a contratar processos de negócios que têm altos níveis de complexidade ou envolvam processos críticos do seu negócio. Para concretizar este relatório apresentei uma situação profissionalmente significativa associada ao tema escolhido, BPO – Business Process Outsourcing, ocorrida durante a minha vida profissional. Neste capítulo será feita uma resenha histórica da organização, assim como uma descrição das atividades, áreas de negócio e organização do Banco Carregosa, bem como um enquadramento relativamente ao seu futuro enquanto organização. É caraterizado o sistema de garantias utilizado pelo Banco Carregosa, para a gestão de risco aplicados aos contratos de opções sobre futuros internacionais. São também apresentadas simulações de potenciais situações de mercado sobre as quais foram aplicados os trâmites legais no sentido de calcular a perda máxima potencial. Para a realização deste relatório houve o recurso às Tecnologias da Informação(TI), para procura de informação em diversas bases de dados, sendo utilizadas para a pesquisa as seguintes palavras-chave/ key words: business process outsourcing, risks and benefits of business process outsourcing, perceived benefits of business process outsourcing, outsourcing, process management, risk-benefit concept e information technology outsourcing.
Data do prémio | 15 mai. 2015 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Paulo Pereira (Supervisor) |
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BPO: Business Process Outsourcing, vantagem competitiva na gestão empresarial moderna?
Naia, M. B. C. T. F. D. (Aluno). 15 mai. 2015
Tese do aluno