Brand activism in social media
: the impact of brand activism content on Instagram engagement

• Yvan José Domingues (Aluno)

A comunicação atravéz das redes sociais tornou-se central para uma parte significativa da população. Isto é especialmente o caso dos jovens, principais utilizadores do Instagram. Estes geram um alvo interessante e estratégico para as empresas. A presença online das marcas torna-se primordial. É por isso que estabelecer uma comunicação bem pensada no Instagram é crítico. Por outro lado, a importância social-política tem sido muito elevada nos últimos anos e tem atraído muita atenção. Várias empresas tornaram-se ativistas de marca. Este fenómeno está a aumentar enquanto os consumidores dão mais importância aos comportamentos das empresas.Nesta dissertação, o objetivo é observar as empresas que prosseguem no ativismo, descobrindo a opinião dos consumidores sobre o mesmo e o impacto no envolvimento Instagram.Foram propostas duas questões de investigação e quatro hipóteses de investigação, sobre se a opinião e o comportamento das pessoas, em relação a uma marca, seriam ou não, influenciados pelo seu ativismo; e se o envolvimento dos seguidores seria afetado pelos posts de ativistas da marca. A opinião e o comportamento foram recolhidos num inquérito centrado nos menores de 35 anos. O compromisso foi analisado com base nos likes e comentários, sobre uma seleção tanto de posts de ativistas como não ativistas, de 6 marcas diferentes, num período de dois meses consecutivos. Os resultados mostraram que, em geral, as pessoas percebem melhor as marcas ativistas e que, é mais provável que se envolvam com elas. Além disso, os posts de fotos de ativistas tendem a receber um maior envolvimento.
Data do prémio30 jul 2021
SupervisorAna Isabel de Almeida Costa (Supervisor) & Pedro Rosa (Co-Orientador)

• Ativismo de marca
  • Marketing de conteúdo