Brand sacrífice
: razões que levam ao sacrifício por uma marca e como afetam o comportamento do consumidor : o caso Nespresso

  • Maria Bispo de Albuquerque (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O sacrifício aplicado a marcas é o objeto de estudo desta investigação. O estudo desta temática, pouco explorada até ao momento, surge mesmo por esse motivo, tendo como objetivo saber mais sobre o conceito de brand sacrifice e como pode afetar positiva ou negativamente uma marca. Realiza-se assim, um estudo de caso a uma marca que se considera relevante para estudar esta problemática, a Nespresso, visto ser uma marca com uma forte notoriedade, posicionada num segmento premium, e que suscita lealdade(sendo todos estes fatores associados ao amor à marca, e o sacrifício surgir como consequência do amor). O objetivo inicial é compreender se os consumidores da marca têm propensão para fazer algum tipo de sacrifício em prol da Nespresso. São vários os estudos que demonstram o poder de sentimentos como amor e paixão relativamente a marcas, mas a relação entre esses sentimentos e o sacrifício ainda está por explorar, sendo igualmente objetivo deste estudo mostrar se existe ou não relação entre lealdade e amor à marca e a propensão para o sacrifício. Neste sentido, pretende-se compreender este fenómeno através de um estudo qualitativo, um estudo de caso único e exploratório, suportado pela realização de uma análise documental sobre a marca e posteriormente pela aplicação de um questionário aos consumidores da marca para aprofundar a pesquisa. Com as informações obtidas sobre o brand sacrifice pela Nespresso, foi contruído um segundo questionário, aplicável a qualquer marca, com o objetivo de tentar alargar o contributo deste trabalho a outras indústrias e marcas. Os resultados obtidos em ambos os questionários demonstraram uma relação entre os consumidores que têm uma forte ligação com uma marca e a sua propensão para fazerem algum tipo de sacrifício por ela. Para além disso, concluiu-se que o que as pessoas mais valorizam numa marca é a qualidade do produto e que esse fator é determinante para que sintam amor pela marca. Em suma, esta investigação visa estudar o comportamento do consumidor e as suas motivações para amar e sacrificar algo em prol da Nespresso, e também demonstrara outras marcas as mais-valias de desenvolverem uma estratégia baseada no consumidor e nas suas necessidades, de modo a que sintam amor pelas marcas, e desenvolvam uma predisposição para fazer sacrifícios pelas mesmas.
Data do prémio19 abr. 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPatrícia Dias (Supervisor)

Keywords

  • Brand sacrifice
  • Brand love
  • Antecedentes
  • Consequentes
  • Love Brands
  • Marketing
  • Nespresso
  • Café
  • Comportamento do consumidor

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

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