O desperdício alimentar é um problema global que tem vindo a ganhar relevância pois contribui consideravelmente para a pegada de carbono. Uma das principais ações responsáveis pelo desperdício alimentar é o descarte de alimentos pelo consumidor. Parte desse desperdício são alimentos fora de prazo mas perfeitamente comestíveis. As razões para deitar fora a comida podem ser por estar estragada ou ter acabado de expirar e as pessoas confundem os rótulos“consumir de preferência antes de” e “consumir até”. As famílias podem até sentir nojo da comida. Pouco se sabe sobre o nojo em relação a alimentos fora de prazo e como superá-lo de modo a reduzir o desperdício alimentar. Por isso, a presente pesquisa visa compreender como é que a repulsa associada a produtos tabu pode impedir os consumidores de fazer ou apoiar alternativas mais sustentáveis. Com este intuito, seis hipóteses foram elaboradas e testadas. As principais conclusões mostram que os enquadramentos afetivos e cognitivos não diminuem o nojo em relação à comida expirada em comparação com o enquadramento de controlo. No entanto, também foi verificado que consumidores que confiam na ciência tendem a apoiar políticas que aumentem o consumo de alimentos expirados. A confiabilidade da ciência torna-se um fator crítico para uma mudança nos padrões de consumo para um estilo de vida mais sustentável. Os crescentes movimentos populistas relacionados com a ciência representam ameaças substanciais para a sustentabilidade. Para pesquisas futuras, as normas sociais são discutidas como uma forma eficaz de promover o consumo de alimentos expirados
Data do prémio | 28 jan. 2022 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Cláudia Simão (Supervisor) |
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- Desperdício alimentar
- Nojo
- Consumir de preferência antes de
- Consumir até
- Produtos expirados
- Cognição
- Emoção
- Políticas
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Breaking taboos for sustainability
Gomes, M. V. P. D. B. (Aluno). 28 jan. 2022
Tese do aluno