Bruxismo em crianças com dentição mista
: a propósito de um caso clínico

• Carla Sofia dos Santos Almeida (Aluno)

Bruxismo é um hábito parafuncional do sistema estomatognático caraterizado pelo ato de ranger ou apertar os dentes, o qual pode ocorrer durante o sono, sendo neste caso, denominado de bruxismo noturno. É mais comum na infância, pouco comum nos adultos e de ocorrência reduzida em idosos. Tem etiologia multifatorial e segundo a Classificação Internacional das Desordens do Sono, pode estar associado a parassonias, caraterizando-se por diferentes graus de excitação, como enurese noturna, falas durante o sono, sono agitado e sonambulismo. Aquando no período de dentição decídua o bruxismo apresenta-se como uma caraterística fisiológica associada ao desenvolvimento dos ossos da face, no entanto a partir do momento em que surge a dentição mista, transição para a dentição permanente, esse fenómeno deverá começar a tornar-se menos evidente. Quando o bruxismo noturno infantil persiste na sua duração pode ser considerado patológico, criando danos severos que podem inclusivamente originar disfunção da articulação temporomandibular. O bruxismo noturno infantil pode ter repercussões algo nefastas nas crianças, nomeadamente na forma de desgaste dentário, desgaste físico diurno e alterações comportamentais, por isso é de extrema importância a deteção precoce do bruxismo em crianças por parte dos profissionais de saúde. Sendo necessário um tratamento pluridisciplinar para a remoção do hábito parafuncional. A visita de uma criança à Clínica Universitária levantou a questão da existência de bruxismo noturno em crianças com dentição mista associado a parassonias. A presente monografia pretende alertar para a importância da deteção precoce do bruxismo como parassonia. Foi adotado um questionário, realizado aos pais, sobre os hábitos noturnos das crianças e avaliado até que ponto o bruxismo está presente nas crianças com dentição mista.
Data do prémio26 ago. 2013
SupervisorAndreia Sofia de Paiva Figueiredo (Supervisor) & Octávio Alexandre Soares dos Santos Ribeiro (Co-Orientador)

• Bruxismo
  • Criança