Esta dissertação analisa o impacto da visibilidade e da comunicação nas redes sociais (SNS) dos Chief Executive Officers (CEOs) na confiança depositada neles pelas equipes de trabalho remoto. Esta pesquisa tem como objetivor esponder a duas questões principais: (1) A visibilidade dos CEOs nas redes sociais aumenta a confiança depositada neles pelos funcionários remotos? (2 ) Qual contexto específico dos posts dos CEOs nas redes sociais que têm um impacto mais significativo no desenvolvimento da confiança, baseada na cognição, e na percepção dos profissionais remotos sobre a confiabilidade dos CEOs? A abordagem seguida para tentar responder a estas perguntas de investigação assentou em métodos mistos foi levado a cabo um inquérito online, recebendo 358 respostas e alcançando uma taxa de conclusãode 96%. Além disso, foram incluídas perguntas abertas, as quais receberam 55 respostas. Foram também realizadas entrevistas semiestruturadas a CEOs. Os resultados da investigação revelam que a visibilidade dos CEOs nos media sociais influencia positivamente a confiança entre membros de equipas remotas. Os profissionaisemcausaconcordamqueavisibilidadedosCEOsnasSNScontribuiparao aumentodaconfiança.Esteestudotambémdestacaaimportânciadocontextonaformação das percepções dos membros das equipas. O contexto profissional gera confiança na competência, confiabilidade e comprometimento do CEO, enquanto que o contexto privadoinfluenciaaspercepçõesdehonestidadeeabertura.AsopiniõesdosCEOssobre esse assunto variaram. Alguns enfatizaram a harmonia com os valores da empresa, a autenticidade e o contexto, enquanto outros reconheceram potenciais efeitos quer positivos quer negativos. Esta investigação pretende contribuir para os campos da comunicação organizacional, nomeadamente na área dos relacionamentos interpessoais organizacionais, bem como comunicação e comportamento de liderança. As implicações dos resultados obtidos sugerem que a confiança é multifacetada, sendo que atributos como honestidade, competência, confiabilidade e abertura desempenham papéis-chave. Os CEOs devem, por isso, prioritizar esses atributos para construir e manter a confiança entre os profissionais remotos. Além disso, os CEOs devem estar atentos à forma como se apresentam tanto em contextos profissionais como privados.
Data do prémio | 21 dez. 2023 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Fernando Ilharco (Supervisor) |
---|
- Confiança organizacional
- Liderança
- Comunicação organizacional
- Redes sociais
- Equipes remotas
- Visibilidade do CEO
- Personalização
- Mestrado em Ciências da Comunicação
Building trust from Afar : the impact of CEOs visibility and communication on social networking sites on trust among their remote working teams
Mikhalevich , T. (Aluno). 21 dez. 2023
Tese do aluno