Business adaptive strategies in crisis
: the case of Delta Q

  • Maria Inês Teixeira Artur Palha Duarte (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A crise pandémica obrigou várias empresas a reinventar os seus modelos de negócio, de forma a responderem eficazmente a esta nova realidade. A presente dissertação é um estudo de caso da Delta Q, que tem como grande objetivo compreender o impacto da pandemia no negócio português da Delta Q e analisar os respetivos ajustamentos estratégicos. A Delta Q, enquanto uma das maiores empresas de cápsulas de café em Portugal, tem vindo ao longo dos últimos anos experienciado grandes mudanças nos hábitos dos consumidores e na concorrência. A pandemia veio acentuar esses desafios tendo originado novas formas de consumir e comprar café sobretudo a partir do online. O COVID-19 provocou elevadas perdas, mas também levou ao crescimento exponencial em algumas áreas de negócio. Assim, grande parte da estratégia desta empresa passou por investimentos nos canais em expansão, de modo a continuar com vantagem competitiva a longo-prazo. O presente estudo de caso, enquanto um instrumento pedagógico, visa aplicar conceitos de gestão e estratégia no modelo de negócio da Delta Q. No final do caso, os alunos serão capazes de compreender os principais fatores que afetaram o negócio, e posteriormente, identificar e aplicar as estratégias mais adequadas tendo em conta conceitos como vantagem competitiva, posicionamento dos concorrentes, capacidades dinâmicas e alinhamento estratégico.
Data do prémio30 jun 2021
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorNuno Cardeal (Supervisor)

Keywords

  • Adaptação
  • Reações estratégicas à crise
  • Vantagem competitiva
  • Recursos
  • Capacidades
  • Posicionamento dos concorrentes
  • Capacidades dinâmicas
  • Comportamento do consumidor
  • Comércio eletrónico

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

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