Esta tese de mestrado descreve o uso de cash pooling como uma ferramenta estratégica em tesouraria para superar a crise do Covid-19. A tese apresenta uma estrutura pedagógica em formato de caso de estudo, presenteando os estudantes com um cenário real sobre como uma marca de jóias de luxo fez ajustes estratégicos para gerir uma crise.No início da pandemia Covid-19 em 2020, a empresa foi desafiada com problemas sérios de dinheiro e liquidez pela primeira vez na história da empresa. Como reação aos desafios da pandemia, a empresa decidiu lançar um programa global de cash pooling para melhorar a gestão do dinheiro dentro da companhia. O programa tinha como propósito centralizar as posições globais do dinheiro na sede da companhia. O caso de estudo reflete a capacidade estratégica de cash pooling incorporando testemunhos de entrevistas com especialistas da indústria, dados da empresa e fontes online. As evidências mostram três principais mais-valias para o uso de cash pooling como uma ferramenta para superação de crise. Primeiro, a centralização das estruturas proporcionou melhor visibilidade sobre os fundos disponíveis, havendo assim um aumento na transparência. Segundo, a flexibilidade acrescida assegurou que a empresa tivesse um processo de tomada de decisões mais eficiente. E, por último, a poupança de custos a longo prazo devido a ajustes estruturais, aumentou o lucro da empresa. Porém, outros projetos precisam de ser considerados em paralelo para explorar todo o potencial das estruturas de cash pooling.
Data do prémio | 25 jan. 2023 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Ricardo Reis (Supervisor) |
---|
- Cash pooling
- Tesouraria
- Dinheiro e gestão de liquidez
- Crise Covid-19
- Estratégia
- Segmento de luxo
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Business adaptive strategies in crisis: the use of cash pooling in treasury as a reaction to Covid-19 crisis : case of a luxury jewelry brand
Zirener, J. (Aluno). 25 jan. 2023
Tese do aluno