Business adaptive strategies in crisis
: the case of Hilton Hotels Worldwide

  • Beatriz Cruz Fachada (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A seguinte tese, apresentada na forma de estudo de caso, centra-se na Hilton inserida na indústria hoteleira. A Hilton é uma companhia americana e uma das mais antigas na sua indústria. Neste estudo de caso é explicado como a companhia adaptou as suas principais estratégias e consequentemente o seu negócio à pandemia, que deu origem a uma crise económica no mundo. São apresentados os principais impactos a nível global na indústria e no negócio, que levaram a uma resposta imediata para manter o seu lugar como uma das companhias líderes do mercado. Durante a pandemia, a indústria hoteleira sofreu várias mudanças resultantes das restrições impostas pelo governo durante quase 2 anos. As mudanças eram completamente imprevisíveis para as empresas, sendo que as medidas se alteravam de país para país. Era necessária uma urgente reestruturação da empresa, por isso a Hilton teve de adaptar as suas estratégias a este ambiente em constante mudança, com alterações ao nível da procura e do comportamento do consumidor. Seguido do estudo de caso, são apresentados conceitos teóricos, como ferramenta pedagógica, para uma melhor compreensão do caso. Por último, na proposta de resolução são apresentadas notas de como aplicar o caso em cursos de gestão, em licenciaturas e mestrados. O professor poderá utilizar as questões propostas e também a análise do caso do autor como suporte adicional.
Data do prémio24 jan. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorNuno Cardeal (Supervisor)

Keywords

  • Estratégia
  • Hotel
  • Negócio
  • Indústria
  • Capacidades dinâmicas
  • Recursos
  • Crise
  • Pandemia do covid-19
  • Impacto
  • Crescimento

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

'