Business analytics applied to strategy and decision making

• Rodrigo Schweder Volkmann (Aluno)

Business Analytics é sobre transformar dados em informação valiosa. O objetivo desta tese, desenvolvida na Unidade Internacional da Inova+, é determinar como Business Analytics pode ser implementado na empresa. Uma base de dados foi providenciada pela empresa, com dados de 2009 até 2021, de diferentes áreas da Unidade Internacional, para ser analisada em termos de propostas submetidas que foram aprovadas ou rejeitadas. Esta base de dados foi utilizada para realizar uma análise descritiva dos resultados, onde três dashboards foram criados, para descrever precisamente a performance da empresa em cada ano, nas diferentes áreas e especialmente os resultados obtidos como parceiro ou como coordenador no consórcio. A base de dados também foi utilizada para realizar uma regressão logística, de modo a tentar prever as principais variáveis que têm influência sobre a aprovação de propostas. Os resultados indicaram que a maioria das propostas são submetidas em Portugal, e por duas áreas específicas, e o número de propostas estava distribuído de forma quase uniforme durante os anos. Porém, a regressão logística indicou que as variáveis explicativas não têm muita influência no resultado da submissão da proposta, com exceção da área R&D que possui uma tendência maior de aprovação de propostas, a variável país1, que indica Portugal, que mostra que as chances da proposta ser aprovada quando submetida em Portugal são menores e a variável time, medida em mês, que indica uma tendência de crescimento na aprovação de propostas com o passar do tempo.
Data do prémio1 jul 2021
SupervisorPedro Duarte Silva (Supervisor)

• Business analytics
  • Regressão logística