Business plan for Galp´s entry in solar photovoltaic energy business

• Maria Ana Rodrigues Patrocínio (Aluno)

A Galp é uma empresa portuguesa integrada de energia e desenvolve atividades em quatro segmentos de negócio: Exploração e Produção, Midstream; Comercial e, mais recentemente, Renováveis e Novos Negócios.Face aos desafios que se têm colocado à indústria de Oil&Gas, motivados pela perda de relevância das energias fósseis e pelo crescente peso das energias de fonte renovável, a Galp tem vindo a redefinir a sua estratégia, de forma a adaptar-se ao novo paradigma energético. Uma das decisões estratégicas foi investir no negócio de energias renováveis, definindo uma meta de 10 GW de capacidade instalada até 2030, com foco no Solar Fotovoltaico. A presente dissertação visa definir um Business Plan para a entrada da Galp neste novo negócio, dividido em três secções: análise interna e externa (empresa e mercado), definição da estratégia e projeção dos principais indicadores financeiros.A análise benchmarking, focada em empresas Oil&Gas e Utilities, permitiu analisar as melhores práticas e delinear recomendações que garantam um investimento sustentável e rentável. As conclusões desta dissertação destacam a importância da escala neste mercado e das formas de diferenciação que as empresas de Oil&Gas têm vindo a adotar, tirando partido de serem integradas e complementado os seus portfolios de renováveis com outras fontes de energia e tecnologias, gerando assim sinergias e mais valor. Foi também identificada a necessidade da Galp definir metas de investimento e de capacidade mais ambiciosas, para assegurar o sucesso num mercado altamente competitivo, e garantir os melhores ativos do mercado.
Data do prémio28 jan 2021
SupervisorRute Xavier (Supervisor)