O ambiente escolar é um local multidisciplinar e repleto de experiências e histórias de vida. É o espaço formador que prepara a criança para o convívio social e a capacita nas principais habilidades necessárias, a nível intelectual, social e emocional. A escola também é um ambiente de trabalho e, como em todo trabalho, os profissionais podem apresentar conflitos relacionais que impactam negativamente a rotina escolar. Alguns profissionais não compreendem as funções uns dos outros, ou não compreendem as mudanças que ocorrem em suas vidas, ou mesmo suas histórias de vida, que formam as suas personalidades. Um educador é, antes de tudo, um indivíduo único, com sua história de vida, particularidades, sentimentos e expectativas. A educação especial possui demandas específicas e dificuldades estruturais que fogem dos muros da escola, como o preconceito presente em nossa sociedade, as políticas públicas insuficientes, a carência de preparo para os profissionais e as dificuldades familiares. As técnicas aplicadas visaram facilitar os vínculos entre os profissionais e estruturação das ações educacionais. Um dos ganhos desenvolvidos durante o acompanhamento foi a criação do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), que passará a ser aplicado em cada aluno. Após a aplicação das metodologias presentes neste trabalho, os profissionais passaram a compreender melhor seu papel na instituição, sua função na vida de uma criança com necessidades educacionais especiais e a importância de cada membro da escola.
Data do prémio | 2 jul. 2024 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Filomena Ermida Costa Figueiredo Branco da Ponte (Supervisor) |
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- Educação especial
- Comunicação não-violenta
- Papel do educador
- Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial
Círculos de construção de paz numa escola de ensino básico na cidade de Fortaleza, Ceará-Brasil
Souza, F. E. N. D. (Aluno). 2 jul. 2024
Tese do aluno