A crescente preocupação com questões ambientais tem suscitado atenção por parte dos consumidores relativamente a produtos sustentáveis. Contudo, as vendas de produtos sustentáveis ainda representam uma fração da procura. Tal discrepância entre atitude (preocupação) e comportamento (compra) é o que académicos identificaram como o fosso de sustentabilidade. Estudos de mercado têm levado empresas a acreditar que os consumidores comprariam produtos sustentáveis, apenas para as vendas ficarem aquém das expectativas.A cocriação é considerada como uma estratégia de inovação que incute confiança em novos produtos devido à transparência e abertura das suas operações. Esta pesquisa mostra que o efeito que a cocriação tem na confiança em novos produtos sustentáveis ajuda a reduzir o fosso de sustentabilidade dos consumidores, aumentando a intenção de compra.A investigação foi realizada utilizando uma metodologia experimental baseada em cenários. O estudo seguiu uma conceção 2 x 1 (cocriado vs não-cocriado; reivindicação de sustentabilidade) entre sujeitos.Os resultados mostram que o aumento da intenção de compra de produtos cocriados sustentáveis é mediado pela confiança. Também demonstram que o efeito da cocriação na confiança em marketing sustentável é moderado pela preocupação dos consumidores com questões sustentáveis, de tal forma que para consumidores com pouca preocupação, a cocriação é uma estratégia mais honesta. Finalmente, a investigação demonstra que o efeito positivo da confiança na intenção de compra é mediado pela lealdade, e que o efeito positivo da lealdade na intenção de compra é mediado pela tolerância de preços de produtos sustentáveis. As implicações teóricas e práticas serão discutidas.
Data do prémio | 4 mai. 2023 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Cláudia Isabel de Sousa Costa (Supervisor) |
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- Cocriação
- Inovação
- Sustentabilidade
- Confiança
- Lealdade
- Sensibilidade ao preço
- Intenção de compra
- Comportamento do consumidor
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Can co-creation narrow the sustainability gap?
Ribeiro, J. G. S. G. (Aluno). 4 mai. 2023
Tese do aluno