Can Cocoa become a social business in S. Tomé and Príncipe?

• José Maria Moutinho (Aluno)

A presente dissertação, escrita na forma de uma tese de mestrado regular, tem como objetivo apresentar a indústria do cacau santomense, a indústria que fez o país crescer desde meados do século 19 que se tornou em pouco mais do que uma produção residual, e seu potencial para gerar um negócio social com impacto. Nas seguintes páginas, o esquema da dissertação é apresentado, posteriormente é dada ao leitor uma visão geral da principal literatura acerca de empreendedorismo social, avaliação de impacto, a indústria do cacau global e do contexto histórico nacional santomense. Posteriormente, a tese concentra a análise na indústria do cacau de São Tomé e Príncipe, oferecendo uma perspectiva histórica e descrevendo cenário competitivo actual, criando com esta informação o modelo de negócio social. Finalmente, as conclusões e as limitações deste modelo são apresentados, bem como as linhas de investigação futuras.
Data do prémiojun. 2012
SupervisorSusana Frazão Ferreira Fernandes Pinheiro (Supervisor)

• Mestrado em Gestão