Os estudos realizados em Portugal sobre maquilhagem não focam os benefícios que as mulheres podem retirar da sua utilização. Simultaneamente, a penetração desta categoria em Portugal é inferior à média Europeia, havendo, desta forma, espaço para crescimento. Assim, o objetivo do presente estudo é caracterizar o uso de maquilhagem entre as mulheres portuguesas, bem como explorar a relação entre o uso de maquilhagem e os possíveis benefícios psicossociais que daí possam advir. Para estudar este tópico, em primeiro lugar foi desenvolvida uma revisão da literatura, com o objetivo de compreender quais os benefícios que uma mulher pode retirar do uso de maquilhagem. O resultado foi um conjunto de cinco benefícios: autoestima, perceção pessoal de atratividade, confiança social, interações sociais e de satisfação com a vida. Com base na frequência e quantidade de maquilhagem utilizada, foram criados três segmentos e as análises estatísticas foram realizadas. Foi verificado que a utilização de maquilhagem influencia positivamente quatro dos cinco possíveis benefícios psicossociais. Quanto maior o uso, em termos de quantidade e frequência, maiores os níveis de autoestima, perceção pessoal de atratividade, confiança social, bem como o nível de interações sociais. Independentemente das limitações e de necessários estudos futuros, a presente tese dá uma contribuição primária, relativamente aos benefícios que o uso de maquilhagem pode ter na vida das mulheres. Estes insights permitem às marcas de beleza uma melhor compreensão das suas consumidoras e as diferenças no uso entre os diferentes segmentos, assim como os benefícios que cada um pode extrair do seu uso.
Data do prémio | 18 out. 2016 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Rita Coelho do Vale (Supervisor) |
---|
Can we feel prettier? : makeup usage among portuguese women and Its potential extracted benefits : self-esteem, physical attractiveness, social confidence, social interactions, and satisfaction with life
Guimarães, A. L. C. D. C. (Aluno). 18 out. 2016
Tese do aluno