A indústria automóvel tem vindo a sofrer uma rápida transformação, impulsionada por mudanças nos campos da mobilidade elétrica, da condução autónoma, da conectividade e dos novos modelos de utilização dos automóveis, criando oportunidades para novas empresas no setor desafiarem as já estabelecidas e que há muito pareciam intocáveis. Esta dissertação analisa se os modelos de subscrição de veículos poderão servir como estratégia eficaz de entrada no mercado para produtores chineses de veículos elétricos ganharem uma posição no mercado automóvel alemão business-to-customer. Utilizou-se uma metodologia mista, que combinou entrevistas qualitativas a peritos da indústria e um inquérito quantitativo a potenciais clientes, de forma a avaliar a viabilidade desta estratégia. Os resultados sugerem que, embora os produtores chineses possuam capacidades dinâmicas e inovações tecnológicas, ainda enfrentam barreiras significativas à entrada no mercado, decorrentes de perceções negativas dos utilizadores, da falta de reconhecimento da marca automóvel, da necessidade de criar canais de distribuição, de potenciais tarifas e de requisitos de capital. A subscrição de veículos, que oferece aos potenciais clientes uma opção de baixo compromisso, é especialmente atrativa para aqueles cujas perceções negativas se manifestam na experiência de risco social e no desempenho do veículo. Além disso, pode proporcionar uma entrada mais eficiente em termos de capital, reduzindo a necessidade de redes de concessionários extensas. Contudo, o estudo também salienta os desafios operacionais e financeiros associados à subscrição automóvel, como a gestão das devoluções de veículos, a manutenção de redes de assistência técnica e a manutenção de um sistema de gestão de resíduos.
Data do prémio | 17 out. 2024 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Peter V. Rajsingh (Supervisor) |
---|
- Alemanha
- Barreiras à entrada no mercado
- Capacidades dinâmicas
- China
- Indústria automóvel
- Subscrição automóvel
- Veículos elétricos
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Car subscription models: chinese EV producers and the german B2C car market
Klintwort, T. (Aluno). 17 out. 2024
Tese do aluno