Características do conselho de administração e manipulação de resultados em empresas cotadas na Euronext Lisbon

• João Pedro Ribeiro Monteiro (Aluno)

A presente dissertação tem como objetivo avaliar se certas características do conselho de administração das empresas portuguesas cotadas em bolsa têm, ou não, impacto nos níveis de manipulação de resultados das mesmas. Assim sendo, foi averiguado o impacto que a proporção de administradores não executivos e a presença de uma comissão de auditoria no conselho de administração têm nos níveis de manipulação de resultados, bem como, a distinção de funções entre o presidente do conselho de administração (chairman) e o diretor executivo (CEO). Para tal, a metodologia utilizada foi uma regressão linear múltipla para avaliar de que forma a manipulação de resultados está relacionada com as variáveis em estudo. Foi também utilizado o modelo de Jones modificado cross-sectional, sendo o princípio deste modelo determinar a manipulação de resultados através dos accruals discricionários. Os dados necessários foram extraídos da base de dados Refinitiv Eikon, com o complemento dos relatórios financeiros e de governo das sociedades, das empresas analisadas. A amostra é constituída por um agregado de 40 empresas portuguesas cotadas em bolsa, que integravam o PSI Geral entre 2016 e 2020. No que respeita aos resultados alcançados, este trabalho evidencia que, para a amostra em questão, a proporção de administradores não executivos no conselho de administração e a distinção de funções entre o chairman e o CEO não têm impacto nos níveis de manipulação. Por outro lado, foi possível concluir uma relação negativa entre a existência de uma comissão de auditoria integrada no conselho de administração e a prática de manipulação de resultados.
Data do prémio12 out 2022
SupervisorMaria José Martins Lourenço da Fonseca (Supervisor) & Ricardo Ribeiro (Co-Orientador)

• Manipulação de resultados
  • Accruals discricionários