O objetivo do estudo foi analisar as perceções de alunos do 2º e 3º ciclo relativamente às características e comportamentos dos professores que facilitam e dificultam a aprendizagem. Para tal, foram realizados nove grupos de discussão focalizada em cinco escolas privadas da Área Metropolitana do Porto, envolvendo um total de 59 alunos do 5º ao 9º ano, 33 do sexo feminino e 26 do masculino, com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos. A análise de dados foi executada através do processo semi-indutivo de codificação descritiva, através do NVivo 12. Os resultados mostram a importância do papel do professor, das suas características e comportamentos na aprendizagem dos alunos, destacando-se os comportamentos do professor na forma de ensinar, nomeadamente o uso de recursos diversificados, o envolvimento ativo do aluno na aula, o incentivo e reforço dos alunos e a clareza instrucional. O sentido de humor do professor, assim como a sua gestão emocional, emergiram também como aspetos relevantes. Como dificultadores da aprendizagem, emergiu ainda uma categoria relativa à manifestação por parte do professor de preferência por determinados alunos, segundo a perceção dos participantes. São discutidas as implicações práticas do estudo, assim como são apontadas sugestões para futuras investigações.
Data do prémio | 13 jul. 2020 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Luísa Mota Ribeiro (Supervisor) |
---|
- Aprendizagem
- Características dos professores
- Comportamentos dos professores
- Perceções de alunos
- Grupos de discussão focalizada
Características e comportamentos dos professores que facilitam e dificultam a aprendizagem: análise das perceções de alunos do 2º e 3º ciclo
Santos, D. F. S. (Aluno). 13 jul. 2020
Tese do aluno