A prematuridade é uma temática que tem originado diversas investigações, sobretudo pelo seu impacto no desenvolvimento infantil, estando muitas vezes associada a dificuldades cognitivas, académicas e comportamentais. Neste sentido, afigura-se como um factor de risco para o desenvolvimento e para a aprendizagem, apresentando, assim, um risco para a transição e adaptação escolar. O presente estudo apresenta como objectivos: caracterizar a adaptação escolar de crianças nascidas prematuramente através do Questionário de Avaliação da Adaptação à Escola, e relacionar estes resultados com outros dados da histórica clínica, desenvolvimental e familiar das crianças, concretamente: idade gestacional, peso à nascença, resultados do perfil desenvolvimental obtido através da Escala de Desenvolvimento Mental de Griffiths aos 5 anos , e ainda nível de escolaridade e profissão dos pais. A recolha de dados foi realizada junto de professores de 11 crianças nascidas prematuramente e que iniciaram a escolaridade obrigatória no ano lectivo 2011/2012. Os instrumentos utilizados foram a Ficha Clínica e Sociodemográfica da criança e o Questionário de Avaliação da Adaptação à Escola, validado e adaptado para a população portuguesa por Pinto e Morgado, em 1998 (Morgado, 1998). Os principais resultados revelam que as crianças presentes na amostra apresentam valores médios mais elevados relativamente ao comportamento e à integração social, e valores médios mais baixos em relação à motricidade fina e aos requisitos básicos. Verifica-se que a Escala de Desenvolvimento Mental de Griffiths apresenta um valor prognóstico ao nível das competências linguísticas. Não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre os resultados do Questionário de Avaliação da Adaptação à Escola e os dados clínicos (idade gestacional e peso à nascença) e sociodemográficos (nível de escolaridade e profissão dos pais). No final do presente estudo, são discutidas as implicações e limitações do mesmo e realizadas sugestões para futuras investigações.
Data do prémio | jul. 2012 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Elisa Veiga (Supervisor) |
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- Prematuridade
- Adaptação escolar
- Factores de risco biológico
- Factores de risco ambiental
Caracterização da adaptação escolar de um grupo de crianças prematuramente que iniciaram a escolaridade obrigatória
Barros, R. G. D. A. (Aluno). jul. 2012
Tese do aluno