Caracterização da adaptação escolar de um grupo de crianças prematuramente que iniciaram a escolaridade obrigatória

  • Rita Gomes de Almeida Barros (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A prematuridade é uma temática que tem originado diversas investigações, sobretudo pelo seu impacto no desenvolvimento infantil, estando muitas vezes associada a dificuldades cognitivas, académicas e comportamentais. Neste sentido, afigura-se como um factor de risco para o desenvolvimento e para a aprendizagem, apresentando, assim, um risco para a transição e adaptação escolar. O presente estudo apresenta como objectivos: caracterizar a adaptação escolar de crianças nascidas prematuramente através do Questionário de Avaliação da Adaptação à Escola, e relacionar estes resultados com outros dados da histórica clínica, desenvolvimental e familiar das crianças, concretamente: idade gestacional, peso à nascença, resultados do perfil desenvolvimental obtido através da Escala de Desenvolvimento Mental de Griffiths aos 5 anos , e ainda nível de escolaridade e profissão dos pais. A recolha de dados foi realizada junto de professores de 11 crianças nascidas prematuramente e que iniciaram a escolaridade obrigatória no ano lectivo 2011/2012. Os instrumentos utilizados foram a Ficha Clínica e Sociodemográfica da criança e o Questionário de Avaliação da Adaptação à Escola, validado e adaptado para a população portuguesa por Pinto e Morgado, em 1998 (Morgado, 1998). Os principais resultados revelam que as crianças presentes na amostra apresentam valores médios mais elevados relativamente ao comportamento e à integração social, e valores médios mais baixos em relação à motricidade fina e aos requisitos básicos. Verifica-se que a Escala de Desenvolvimento Mental de Griffiths apresenta um valor prognóstico ao nível das competências linguísticas. Não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre os resultados do Questionário de Avaliação da Adaptação à Escola e os dados clínicos (idade gestacional e peso à nascença) e sociodemográficos (nível de escolaridade e profissão dos pais). No final do presente estudo, são discutidas as implicações e limitações do mesmo e realizadas sugestões para futuras investigações.
Data do prémiojul. 2012
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorElisa Veiga (Supervisor)

Keywords

  • Prematuridade
  • Adaptação escolar
  • Factores de risco biológico
  • Factores de risco ambiental

Designação

  • Mestrado em Psicologia

Citação

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