Caracterização da segmentação dos consumidores do retalho alimentar online
: como adaptar a comunicação ao público-alvo?

• Ana Carolina Vieira de Campos (Aluno)

O contexto pandémico gerou um aumento muito significativo das compras online, com especial destaque para o retalho alimentar. Perante tais mudanças, os retalhistas viram-se obrigados a compreender melhor o mercado, agora muito mais diversificado, para poder ir ao encontro das necessidades dos consumidores, nomeadamente no que respeita às formas de comunicação. Assim, o presente Trabalho Final de Mestrado parte das seguintes questões de investigação: Como se pode caracterizar e segmentar o mercado de retalho alimentar online em Portugal no contexto pandémico atual? Como se pode adaptar a comunicação ao público-alvo? De forma a obter informações acerca do perfil do consumidor do retalho alimentar, tendo em conta, por um lado, os seus hábitos de consumo e, por outro, a sua perspetiva em relação à comunicação efetuada pelas empresas, procedeu-se à inquirição de 229 clientes de retalho alimentar, residentes em Portugal continental, dos quais 112 utilizam o canal online para compra. A análise descritiva da amostra, permitiu segmentar os consumidores com base nas idades, no valor médio das suas compras, na frequência de compra de determinadas categorias de produto e na sua perspetiva acerca da comunicação efetuada pelas empresas. Os resultados obtidos conduziram à criação de três clusters de indivíduos, o que permitiu concluir que a comunicação das empresas deve ser adaptada e customizada com base nas características dos indivíduos de cada um dos clusters.
Data do prémio7 jul 2021
SupervisorCarla Martins (Supervisor)

• Comércio eletrónico
  • Comunicação