A comunicação via e-mail é a forma dominante de comunicação interna das organizações, sendo caracterizada pela falta de pistas não verbais, o que dificulta a transmissão e identificação das emoções dos interlocutores neste tipo de comunicação. Através de uma amostra de 71 participantes, o presente estudo pretende caracterizar a utilização de emojis e emoticons em comunicações no contexto de trabalho, através da avaliação de várias dimensões associadas a essas representações gráficas, tais como: familiaridade, valência, arousal e significância, frequência de utilização, perceção de adequação, razões para a sua utilização e se a sua utilização se alterou devido à pandemia por COVID19.Para isto, o método do estudo passou pelo desenvolvimento de um questionário. Os resultados demonstraram que com o início da pandemia os participantes passaram a utilizar mais emojis e emoticons, com uma preferência relativa aos emojis, e que passaram a ter, tanto mais razões para a sua utilização, assim como uma maior frequência de utilização. A partir dos resultados também foi possível perceber que o tipo de comunicação (formal ou informal) e a idade são dimensões que devem ser consideradas aquando da utilização dos emojis e emoticons.
Data do prémio | 16 jul. 2021 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Patrícia Oliveira-Silva (Supervisor) & Filipa Sobral (Co-Orientador) |
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- Comunicação
- Emojis
- Emoticons
- Organizações
- E-mail
- Mestrado em Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos
Caracterização da utilização de emojis e emoticons em contexto de trabalho
Alves, G. F. (Aluno). 16 jul. 2021
Tese do aluno