Caracterização do microbioma oral e perfil inflamatório de pacientes com patologia gastrintestinal do Centro Hospitalar Tondela-Viseu
: um estudo comparativo

  • Rúben Emanuel Morgado Martins (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A saúde e microbioma oral de indivíduos com doença inflamatória intestinal (DII) são menos diversificados e podem encontrar-se em desequilíbrio comparativamente a indivíduos saudáveis. Este estudo visa caracterizar a saúde oral de pacientes com DII, permitindo o estabelecimento de um protocolo personalizado de cuidados de saúde oral. Devido à influência do microbioma nesta patologia, este trabalho visa também caracterizar e correlacionar o microbioma oral de pacientes com DII saúde oral e sistémica. Por fim, e tratando-se de um processo inflamatório, a caracterização do perfil de biomarcadores inflamatórios em amostras de saliva dos pacientes com DII foi realizada e correlacionada com a saúde oral e sistémica. Este estudo observacional transversal assentou em 3 estratégias de recolha de dados: as características sociodemográficas, comportamentos de saúde oral e hábitos diários bem como os aspetos de saúde sistémica foram avaliados através um questionário; um exame intraoral com vista à condição dentária geral e periodontal; e a recolha de saliva e biofilme de pacientes diagnosticados com DII que frequentam a consulta de Gastroenterologia do Centro Hospitalar Tondela-Viseu. Foram avaliados 129 pacientes com DII, dos quais 65,9% com Doença de Crohn e 34,1% com Colite Ulcerativa. 83,7% dos participantes padecem de doença periodontal e 35,7% e 82,2 % dos participantes no estudo tinham pelo menos uma peça dentária cariada e uma ausente, respetivamente. Foi possível verificar que a cavidade oral de pacientes com DII possui abundâncias aumentadas dos filos Firmicutes e Bacteroidetes, filos estes que incluem as bactérias patogénicas fortemente associadas à DII. Foi ainda possível concluir que o perfil inflamatório de pacientes com DII é distinto de pacientes sem DII com e sem doença periodontal. Este estudo permitiu gerar novos conhecimentos sobre a DII, abrindo novos caminhos para futuros trabalhos com vista a adequar protocolos terapêuticos a cada paciente, contribuindo para uma medicina de precisão e personalizada.
Data do prémio25 jul. 2023
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorNélio Jorge Veiga (Supervisor), Ana Peixoto Gomes (Co-Orientador), Paula Ministro (Co-Orientador) & Maria José Correia (Co-Orientador)

Keywords

  • Doença inflamatória intestinal
  • Disbiose
  • Saliva
  • Microbioma oral
  • Perfil inflamatório

Designação

  • Mestrado em Medicina Dentária

Citação

'