Caracterização e avaliação da satisfação dos utentes da Clínica Dentária Universitária

  • Ricardo Edgar Nogueira Ramos (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Objetivo: Estudar a satisfação dos utentes da Clínica Dentária Universitária da
Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional Viseu. Materiais e Métodos:
Foi realizado um estudo quantitativo descritivo, correlacional com foco transversal. O instrumento de recolha de dados foi a Escala da Satisfação do Utente com a Medicina Dentária de autoria de Frade (10), que contém 6 componente de avaliação da satisfação: obtenção de consulta; secretariado; sala de espera; clínica; médico dentista; custo. O estudo de confiabilidade, de validade de conteúdo e de validade da Escala revela um alfa de Cronbach global de 0,800. O item 3 da categoria “Clínica”, “Existe um grande Tempo de espera para fazer testes/raio”, foi eliminado por apresentar um alfa de Cronbach abaixo dos valores aceitáveis e que fazia baixar o alfa de Cronbach global, ficando a escala constituída por 30 itens. Resultados: A amostra é constituída por 116 utentes, maioritariamente feminina (56,0%), com uma média etária de 46,53±18,53 anos (variância de 19 e 80 anos), prevalecendo os pacientes que vão à consulta de 6 em 6 meses (38,8%) e 1 vez por ano (31,9%). Os dados descritivos das 6 componentes da satisfação indicam um grau mais elevado
para a componente Médico Dentista, com uma média de 55,28±7,53 (variação de 36-65), seguindo-se a satisfação em relação à obtenção de consulta, com uma média de 18,51±1,69 (variação de 14-20). Constatou-se diferença estatisticamente significativa na componente custo (p=0,005), sendo os pacientes cujo propósito da consulta foi a destartarização que pontuaram mais. Conclusões: Decorrente do estudo efetuado constatou-se, na globalidade, que os pacientes revelam satisfação em relação à Medicina Dentária, tendo em conta as variações registadas.
Data do prémio26 jul 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPaulo Alexandre de Oliveira Castro Ribeiro (Supervisor), Nélio Jorge Veiga (Co-Orientador) & Anna Moura (Co-Orientador)

Keywords

  • Medicina dentária
  • Paciente
  • Satisfação

Designação

  • Mestrado em Medicina Dentária

Citação

'