Caracterização e avaliação da satisfação dos utentes da Clínica Dentária Universitária

• João Nuno Prudêncio Teixeira (Aluno)

A qualidade do serviço de Medicina Dentária tem sido foco de atenção crescente nos últimos anos. A satisfação dos pacientes é amplamente utilizada para avaliar a qualidade dos serviços prestados. Objetivo: Avaliar a satisfação dos utentes da Clínica Dentária Universitária da Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional Viseu. Material e métodos: Estudo quantitativo descritivo, correlacional com foco transversal, realizado numa amostra de 101 pacientes, maioritariamente do género feminino (55,4%), e com uma média etária de 43,91±17,10 anos. O instrumento de colheita de dados foi o Questionário de Satisfação do Utente de Sá (9), com adaptações ao contexto do estudo. Resultados: Registou-se um grau de satisfação mais elevado para a componente o custo (11,55±2,26; variação de 5-15), seguindo-se a satisfação em relação à obtenção de consulta (22,97±4,39; variação de 11-30). Verificou-se a existência de diferenças estatisticamente significativas para a componente “sala de espera” (p=0,044), tendo sido os pacientes que nunca vão ao dentista que revelaram níveis de satisfação mais elevados em quase todas as componentes, excetuando em relação aos custos, onde revelam maior satisfação os pacientes que vão ao dentista mais do que uma vez por ano. Conclusão: No geral, tendo em conta as variantes, os pacientes revelaram satisfação em relação à obtenção de consulta, secretariado, sala de espera, clínica, Médico Dentista e custo.
Data do prémio26 set 2022
SupervisorPaulo Alexandre de Oliveira Castro Ribeiro (Supervisor) & Anna Moura (Co-Orientador)

• Clínica dentária
  • Utente