Casa Michel de Worms Irmãos
: as joias, as joalherias e o comércio de luxo na cidade de São Paulo no período de 1880-1940

  • Sónia Maria de Oliveira Gonçalves Skoda (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Nesta tese, procurou-se examinar a presença das joalherias e joalheiros, o uso das joias e o papel que elas tiveram para a sociedade na cidade de São Paulo entre 1880 e 1940, período em que a cafeicultura enriqueceu a elite e trouxe desenvolvimento para a capital paulista. Nesse contexto, ocorreram profundas transformações no comércio, na indústria, no urbanismo, nas sociabilidades e na moda, acompanhadas do crescimento populacional. Também surgiu uma classe social mais exigente, propiciando um comércio mais especializado. O luxo passou a ser um importante segmento de negócios no qual a marca, o design e a beleza passaram a se impor na sociedade brasileira, que acatava a influência da França – ícone da elegância. As joalherias se especializaram, importando e comercializando joias, relógios, objetos de arte, decoração e utilitários, itens importantes adquiridos para presentear em casamentos, integrando as corbeilles de mariage, em festas de Natal, Ano-Novo, entre outras ocasiões especiais. Foi no Triângulo Central, e principalmente na Rua 15 de Novembro, onde parte das joalherias se estabeleceram. Entre estas se destacou a Casa Michel de Worms Irmãos, joalheiros de origem francesa cujos antepassados já haviam trabalhado neste ramo de negócios e possuíam conhecimento do ofício. Com filial no Rio de Janeiro, Santos, Buenos Aires e Montevideo, a joalheria tinha casa de compras em Paris, de onde fazia suas importações. Os estabelecimentos comercializavam joias de metais nobres e gema; relógios de marcas suíças, alemãs e outras; objetos de arte, decoração e utilitários de afamados fornecedores estrangeiros. Entre 1880 e 1940, esses produtos seguiram as tendências artísticas europeias dos estilos Neoclássico, Belle Époque, Art Nouveau e Art Déco. No Catálogo Geral da Casa Michel de 1913, podem-se observar a tendência estética e a diversidade de produtos comercializados, assim como no Catálogo de 1937. Os irmãos Worms, bem como outros proprietários de joalherias elencadas neste trabalho, procuravam participar de eventos sociais, esportivos e culturais da sociedade paulista, ganhando, assim, a confiança e o prestígio de uma elite que procurava se afirmar.
Data do prémio14 set. 2023
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorGonçalo Vasconcelos e Sousa (Supervisor)

Keywords

  • Joalherias
  • Joias
  • Objetos de arte
  • Luxo
  • Casa Michel

Designação

  • Doutoramento em Estudos de Património

Citação

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