Cause-related marketing in e-commerce
: the case of Mercadão

• Carolina Leite de Vasconcelos Gama Rocha (Aluno)

Marketing de Causas é o processo de formulação e implementação de atividades de marketing que são caracterizadas por uma oferta da empresa para contribuir para uma causa específica (Varadarajan & Menon, 1988). O objetivo principal deste estudo é entender como o Marketing de Causas é aplicado no E-Commerce. Para o presente estudo, pretende-se perceber até que ponto uma iniciativa de Marketing de Causas pode ser sustentada no âmbito do E-Commerce e quais os principais desafios na sua implementação. Entrevistas semi-estruturadas, em conjunto com análise de documentos, serviram como métodos de recolha de dados para a construção do caso Mercadão Solidário. Este caso permitiu esclarecer os objetivos abrangentes do projeto e identificar algumas recomendações para possíveis mudanças futuras no aumento do conhecimento deste tipo de marketing e envolvimento interno e externo com o mesmo.
Data do prémio6 jul. 2023
SupervisorAna Lourenço (Supervisor)