Celebrity endorsers
: what can´t be predicted : examining the impact of celebrity endorser news and the moderating role of event type on brand valuations and consumer’s purchase intentions

  • Susana Wang Liu (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

À medida que as marcas convertem o uso de patrocínios com celebridades em práticas comuns de forma a capturar a atenção dos consumidores e a distinguirem-se num ambiente repleto de publicidade e anúncios, estes acabam por ganhar um poder tremendo. Contudo, nesta era da informação e meios de comunicação, os consumidores podem partilharas suas opiniões em grande escala com outros. As notícias que envolvem celebridades são facilmente identificáveis e partilhadas. A questão é o que acontece com a marca patrocinada quando os consumidores encontram notícias positivas e negativas das celebridades patrocinadas? Será que as marcas patrocinadas são afetadas pelas notícias mesmo não estando envolvidas? Além disso, ao passo que os consumidores exigem cada vez para que as marcas sejam menos orientadas para o lucro e mais para causas específicas, este estudo tem como objetivo analisar se os valores e ações das celebridades patrocinadas podem ou não ser transferidas para as marcas, e se realmente existem um tema para o qual os consumidores apresentem maior sensibilidade. Através da condução de pesquisas descritivas, exploratórias e causais, as hipóteses foram desenvolvidas e testas de forma a conseguir responder às perguntas levantadas anteriormente. Os resultados negam as os efeitos esperados para as notícias positivas e identificam implicações significantes de notícias negativas no nível de confiança em marcas. O estudo revela menor eficácia de anúncios que contêm celebridades patrocinadas e adicionalmente demonstra que apesar de importantes, os valores e ações das celebridades patrocinadas não são igualmente refletidos nas marcas patrocinadas.
Data do prémio28 jan 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria Estarreja (Supervisor)

Keywords

  • Notícias
  • Celebridades
  • Patrocínios
  • Tipo de evento
  • Confiança na marca
  • Imagem da marca
  • Intenções de compra
  • Notícias positivas
  • Notícias negativas
  • Notícias sociais
  • Notícias ambientais
  • Marcas com propósitos

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

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