Certificação de estruturas residenciais para idosos e qualidade de vida

• Débora Gualdani de Vasconcelos (Aluno)

Da evolução demográfica em Portugal ressalta o peso dos indicadores de envelhecimento da população, daí a importância do estudo da qualidade de vida e das certificações de qualidade na área da gerontologia e cuidados prestados aos idosos, em especial as Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPI). A pertinência deste estudo é analisar a relação entre existência de certificação de qualidade e ganhos para a saúde dos idosos institucionalizados, a qual reforce a manutenção e expansão do programa de qualidade do Instituto de Segurança Social (ISS) nas ERPI portuguesas. Método quantitativo transversal, em duas ERPI nos Distritos de Porto e Vila Real, somente uma com certificação ISO 9001. Houve aplicação de dois questionários, um ao diretor técnico para informações sociodemográficas, o outro aplicado aos profissionais, este sobre a qualidade de vida dos utentes percecionada pelos colaboradores. Os dados colhidos foram submetidos a análise estatística para correlação e interação entre variáveis. A amostra foi de 50 colaboradores, divididos em dois grupos de 25 participantes. Utilizou-se o teste não-paramétrico Qui-quadrado para avaliar associação entre as variáveis. Não se verificaram diferenças significativas entre as duas instituições. Contudo as análises resultantes das respostas quantitativas foram contrariadas pelas respostas qualitativas, onde se relataram quais benefícios a certificação representou na qualidade de vida do idoso. Limitações a que este estudo esteve sujeito: 1. A situação pandémica da Covid-19 e as restrições e condicionamentos impostos às instituições; 2. Tamanho da amostra comparada ao tamanho amostral de profissionais da instituição, sem se acautelar a idade e o tempo de formação; 3. O tempo de trabalho dos inquiridos, localização geosocial das instituições e respetiva situação sanitário-clínica. Este estudo alerta para a importância de um plano global de atendimento ao idoso, com vista ao atendimento das suas necessidades básicas e sentidas, nomeadamente com a certificação de qualidade à instituição.
Data do prémio18 mai 2021
SupervisorJoão Neves-Amado (Supervisor)

• Qualidade de vida
  • Certificação