Challenges and opportunities of the circular economy in the development of refillable perfume systems
: the case of the UK

  • Ana de Sousa Francisco Carvalho (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A economia circular (CE) refere-se a um modelo de produção e consumo que é restaurativo e regenerativo por natureza. A estratégia subjacente ao modelo de negócio circular é baseada na extensão da vida útil de um produto. Tal pode ser alcançado através da produção de bens duráveis, simples de reparar, reutilizar e substituir as suas partes. Subsequentemente, o modelo leva a uma redução nos recursos consumidos e no desperdício produzido. Reutilizar consiste em manter os materiais em uso por mais tempo, tal pode se revelar um comportamento crucial para lidar com a atual crise de poluição de resíduos e plásticos. “O lixo de plásticos tornou-se tão omnipresente que levou a esforços para elaborar um tratado global negociado pelas Nações Unidas (UN)”. O problema em questão necessita de uma solução que repensa as embalagens e os materias utilizados. Considerando a natureza premente do tópico subjacente detalhado acima, o objective deste artigo é duplo. Em primeiro lugar, explora os drivers e os desafios das decisões de compra dos consumidores no que diz respeito à reutilização de frascos de perfume vazios; por outras palavras, refill de frascos de perfume, no Reino Unido. Em segundo lugar, aborda as motivações subjacentes, as atitudes e as escolhas de trade-off de compras ecológicas que, por sua vez, permite verificar o sistema de perfume refillable que será mais bem sucedido no mercado do Reino Unido. Este artigo é relevante na medida em que apresenta conhecimentos relativamente à influência dos antecedentes dos consumidores e dos trade-offs no caso de sistemas de perfume refillable. Estas percepções permitem prever com maior precisão os comportamentos dos consumidores na decisão de compra. Os dados primários foram recolhidos através de uma mistura de métodos quantitativos e qualitativos, um survey online auto-realizado (N=257) e entrevistas face a face, com guião semi-estruturado (N=5), respectivamente. ix O presente estudo revelou que, por um lado, os consumidores estão dispostos a incorporar sistemas de economia circular, tal como, reutilizar por meio de refills de recipientes de perfume vazios. Os benefícios reconhecidos pelos consumidores incluem poupança de custos, redução de desperdício, conveniência, facilidade e transparência. Por outro lado, as barreiras reconhecidas incluem esforços logísticos, perda de flexibilidade, processos demorados e poupança reduzida. Ambos devem ser levados em consideração no momento de design dos modelos de negócio de refill, com o objetivo de colocar em prática uma operação robusta que irá apelar aos consumidores.
Data do prémio8 jul. 2020
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJorge Julião (Supervisor) & Marcelo Gaspar (Co-Orientador)

Keywords

  • Economia circular
  • Reutilizar
  • Refill
  • Sustentabilidade
  • Atitudes verdes
  • Trade-offs
  • Indústria do perfume

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

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