Na era de globalização actual, um número crescente de PMEs está a expandir a sua presença internacional. Ao mesmo tempo, os mercados emergentes apresentam-se como áreas atractivas e em crescimento repletas de oportunidades. Contudo, também apresentam desafios devido ao contraste com mercados desenvolvidos. Assim, o objectivo desta tese é estudar os desafios enfrentados por PMEs no processo de internacionalização para mercados emergentes, assim como as formas de lidar com os mesmos. A empresa escolhida é uma PME Portuguesa, a SANITOP – Material Sanitário, Lda., que está presente internacionalmente em Maputo, Moçambique. A investigação é conduzida utilizando um método qualitativo, mais especificamente um caso de estudo essencialmente baseado em cinco entrevistas a funcionários da empresa. O caso de estudo revela evidências de inúmeros desafios enfrentados pela SANITOP no mercado emergente Moçambicano, alguns dos quais correspondem à literatura sobre internacionalização de PMEs: falta de capital circulante; quantidade inadequada de e/ou pessoal inexperiente para internacionalização; dificuldade em igualar os preços da concorrência; e custos excessivos de transporte. Além disso, desafios adicionais foram encontrados no contexto do mercado Moçambicano, especialmente a desvalorização da moeda nacional e a falta de moeda estrangeira, o que amplia ainda mais a literatura atual sobre o assunto. Quanto a formas de ultrapassar as barreiras de internacionalização, embora a literatura tenha sido bastante correspondida com três opções (redes de contactos, suporte externo e tecnologias), há inúmeras outras opções encontradas no caso de estudo que permanecem ausentes da literatura e que são particularmente úteis para as PMEs presentes em mercados emergentes.
Data do prémio | 19 jul. 2016 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Laure Leglise (Supervisor) |
---|
- Mestrado em Gestão: Programa Internacional
Challenges faced by SMEs in the internationalization process to emerging markets and ways to overcome them
Stevens, H. M. (Aluno). 19 jul. 2016
Tese do aluno