Challenges of government communication at city level regarding mobility
: breaking habits

• Francisco Belo Falcão Lucas do Vale (Aluno)

O tema da mobilidade urbana sustentável será cada vez mais importante na vida de todos. Por isso, é importante que a comunicação governamental esteja cada vez mais alinhada com os seus cidadãos. O presente ensaio procura contribuir para colmatar a referida problemática nessa mesma comunicação, procurando responder à questão de como as mensagens de comunicação governamental promovem eficazmente as políticas de mobilidade. Foi feito um ‘crosschecking’ teste entre as variáveis ‘Esperança’ e ‘Risco’ e ‘Ganho’ ou ‘Perda’ futuros. Para aumentar a validação externa, foram incorporadas imagens correlacionadas com o enquadramento da mensagem. Os resultados mostraram que, quando a questão ambiental foi enquadrada como estando associada ao medo e a perspectivas negativas, houve uma ligeira atitude positiva em relação a questões de sustentabilidade e uma tendência comportamental maior do que um apelo à esperança. Conclui-se que as diferentes variáveis propostas diferem nos resultados consoante o enquadramento dessa mesma mensagem. Como recomendação e espaço para estudos futuros, aconselha-se que os governos adaptem a conceção das suas mensagens de acordo com o comportamento das variáveis em questão.
Data do prémio23 jan. 2024
SupervisorCláudia Simão (Supervisor)