Chatbots’ extroverted or introverted personality’s influence on consumers’ purchase intention depending on consumers’ extroversion extent

• Lea Kalem (Aluno)

O objectivo deste estudo é investigar a influência da personalidade do chatbot na intenção de compra do consumidor, dependendo do nível de extroversão do consumidor. Através de uma série de experiências, este estudo irá analisar os efeitos de personalidades extrovertidas e introvertidas de chatbots sobre consumidores com diferentes níveis de extroversão. Os resultados proporcionarão valiosos conhecimentos sobre o impacto da personalidade de chatbot na intenção de compra dos consumidores e o potencial para estratégias de comunicação personalizadas no comércio electrónico. Os resultados indicam que a percepção do chatbot influencia significativamente a intenção de compra e que uma correspondência na personalidade entre o chatbot e o consumidor leva a uma maior intenção de compra. Além disso, verifica-se que os chatbots extrovertidos levam a uma intenção de compra mais elevada do que os introvertidos. Finalmente, a percepção de facilidade de utilização do chatbot é aumenta a intenção de compra. Estas conclusões sugerem que dar uma personalidade aos chatbots pode efectivamente aumentar a intenção de compra.
Data do prémio25 jan. 2023
SupervisorCristina Mendonça (Supervisor)