Circular economy in the hospitality industry
: awareness and implementation in Europe

• Carina Soares Martins (Aluno)

Esta tese tem como objetivo de investigar e avaliar a Economia Circular na Indústria Hoteleira. A sustentabilidade tem sido um tema que tem suscitado a atenção da investigação, uma vez que a situação ambiental atual se agrava devido à ação do homem. O turismo é considerado como estando no centro das atenções desta questão por ser um importante contribuinte para as grandes gerações de resíduos. As medidas da Economia Circular na indústria hoteleira minimizariam a criação de resíduos, no entanto este tema ainda é escasso na literatura. Para este efeito, foi feita uma investigação sobre a Economia Circular na Indústria Hoteleira. Para a investigação e recolha de dados, este estudo recorreu à análise de casos múltiplos. Foram feitas entrevistas com diferentes hoteleiros de sete países da união europeia para perceber até que ponto estão familiarizados com a Economia Circular e se incluem medidas nas suas operações. Esta análise permitiu identificar a ausência de aplicação de práticas da Economia Circular dos casos entrevistados. As principais práticas levadas a cabo pelos hoteleiros investigados estão relacionadas com a reciclagem básica e a redução de resíduos. Contudo, um caso em particular destaca-se, uma vez que aplica várias práticas da Economia Circular que pretendem proteger o ambiente. Dada a complexidade desta investigação e a dificuldade de reunir um maior número de entrevistas, as respostas recolhidas foram limitadas e não podem ser generalizadas. Para investigações futuras, seria importante entrevistar um maior número de participantes para proporcionar um estudo mais abrangente e generalizado através de um inquérito.
Data do prémio17 dez 2021
SupervisorJorge Julião (Supervisor) & Marcelo Rudolfo Calvete Gaspar (Co-Orientador)

• Economia circular
  • Sustentabilidade