São diversos, e em diferentes indústrias, os exemplos existentes na literatura que mencionam a importância de introduzir os consumidores no desenvolvimento de novos produtos. Este estudo é focado na mercado dos smartphones. Co-criação é uma colaboração ativa entre os fabricantes de smartphones e os consumidores, o que é um conceito inovador. É desconhecido a reação a este processo de Co-Criação por parte dos consumidores que não participaram nesta colaboração especialmente para produtos de alta complexidade, como o caso do smartphone. Consequentemente, este estudo tem como objetivo encontrar as diferenças nas percepções e preferências que os consumidores têm em relação a diferentes processos de desenvolvimento de produto - Co-Criação e design profissional. A percepção dos consumidores foi medida por Adoção de Inovação e identificação do consumidor na marca e as preferências foram avaliadas por intenção de compra. Através da análise de diferenças de médias (ANOVA) foram avaliadas estas percepções e preferências. Construiu-se um modelo linear para testar a relação das diferentes variáveis com a intenção de compra. No final, o estudo revelou que havia uma percepção positiva para o conceito de Co-Criação, mas os consumidores tinham uma intenção de compra mais elevada para o design devolvido por profissionais. Através dos resultados deste estudo, as marcas de smartphones podem usar os as inovações dos consumidores para melhorar as percepções do produto, no entanto, o seu posicionamento de marca não deve mencionar a utilização deste processo para o público em geral. Limitações e oportunidades para futuras pesquisas foram também discutidas.
Data do prémio | 15 jul. 2016 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Cláudia Isabel de Sousa Costa (Supervisor) |
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Co-creation vs. professional design in smartphones: differences in perceived perceptions and preferences
Correia, A. S. C. (Aluno). 15 jul. 2016
Tese do aluno