O desenvolvimento de programas de fidelização é uma estratégia eficaz usada pelas empresas, de modo a manter os consumidores satisfeitos e aumentar os níveis de fidelização que, na maioria das vezes, se traduz em receita. Atualmente, com as crescentes tendências do mercado, os consumidores estão cada vez mais exigentes e por isso as empresas têm que trabalhar no sentido de desenvolver os mecanismos e ferramentas certas para manter o seu negócio sustentável. Assim, este estudo pretende analisar como dois programas de fidelização da Galp convivem no mercado, analisando as preferências dos consumidores relativamente a estes serviços e percebendo em que canais se devem investir, de maneira a que se traduza numa oportunidade de crescimento para a empresa. Um questionário direcionado para a população portuguesa foi realizado, revelando uma preferência por cartões que oferecem descontos diretos, descontos em outros serviços, bem como cartões em formato digital. A transição para o canal online revelou ser mais significativo para o segmento jovem-adulto, uma vez que é o segmento que mais compra online. Por fim, medindo as preferências dos consumidores e complementando a informação da Galp, foi possível concluir que a Galp deverá investir nos dois programas que tem, uma vez que se complementam e oferecem aos clientes o que eles procuram, sendo uma grande mais-valia pois conseguem reter muito mais clientes, através do aumento dos seus níveis de satisfação e aumentando o valor da empresa.
Data do prémio | 17 jul. 2017 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Pedro Celeste (Supervisor) |
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- Programas de fidelização
- Retalho
- Satisfação dos consumidores
- Retenção de consumidores
- Lucro
- Parcerias
- Programas de fidelização digitais
- Galp
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Coexistence of loyalty programs : an opportunity?: a case of Galp energia
Pimenta, M. C. A. (Aluno). 17 jul. 2017
Tese do aluno