Os auditores devem possuir características que lhes permitam atingir o nível de ceticismo profissional exigido pela profissão. Apesar da literatura anterior enfatizar as características e a experiência dos auditores como os principais fatores que influenciam o nível de ceticismo profissional do auditor, a relevância do efeito dos enviesamentos cognitivos no ceticismo tem crescido cada vez mais nas últimas décadas com a introdução das finanças comportamentais. Esta dissertação tem como objetivo perceber em que medida certos enviesamentos cognitivos – enviesamento de resultados, de confirmação, de excesso de confiança e de disponibilidade afetam os auditores portugueses e se estes também afetam o nível de ceticismo profissional dos auditores. Todos os dados recolhidos referem-se ao ano de 2022 e foram obtidos através de um inquérito distribuído a auditores portugueses que trabalham em empresas de auditoria Big 4 (i.e., Deloitte, PWC, EY e KPMG). Esta dissertação confirma estudos anteriores que sugerem que auditores em posições hierárquicas mais altas tendem a ter níveis mais elevados de ceticismo profissional e são menos suscetíveis a enviesamentos cognitivos. Além disso, conclui que os enviesamentos cognitivos, nomeadamente enviesamentos de resultado, de confirmação e de excesso de confiança, têm efeito no cepticismo profissional dos auditores portugueses. O enviesamento de disponibilidade não produziu efeito sobre o ceticismo profissional. Por conseguinte, é fundamental que estes sejam tidos em consideração pelas empresas de auditoria de modo a combater problemas de qualidade e de forma a acompanhar padrões de exigência cada vez mais elevados.
Data do prémio | 25 jan. 2023 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Cristina Mendonça (Supervisor) |
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- Portugal
- Enviesamentos cognitivos
- Ceticismo profissional
- Auditoria
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Cognitive biases and audit professional skepticism : a sample from Portugal
Almeida, D. A. G. (Aluno). 25 jan. 2023
Tese do aluno