Esta dissertação tem como objetivo compreender se existe algum impacto da combinação de Gamification e as tecnologias Big Data na estratégia de empresas. De forma a testar esta combinação, a presente dissertação analisa se os benefícios criados pela combinação dos dois criam valor para os utilizadores finais, como também se se pode tornar numa vantagem comparativa sustentável. Para isto, um modelo foi desenvolvido, onde 5 empresas que já estão a introduzir esta estratégia são analisadas, tal como as dimensões de Gamification e Big Data usadas. Para a Gamification, elementos como pontos, crachás, competição e evolução são usados, e para Big Data, funções como a atividade do utilizador, dados de compra, feedback em tempo real e localização são também analisadas. Sabendo os benefícios que as empresas procuram com esta estratégia, um inquérito online é desenvolvido, com o objetivo de testar o valor criado para os utilizadores finais, cujo alcance foi de 253 indivíduos. De seguida, de forma a testar se as empresas ganhariam vantagens comparativas em relação a outras empresas inseridas no mesmo sector, o modelo RBV é utilizado. Com este estudo, é concluído que os benefícios oferecidos pela combinação de Gamification e Big Data podem criar valor sustentável para os utilizadores finais, tornando assim a estratégia numa vantagem comparativa para as empresas.
| Data do prémio | 21 fev. 2014 |
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| Idioma original | English |
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| Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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| Supervisor | Paulo Amaral (Supervisor) |
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Combining Gamification with Big Data
Godinho, R. A. M. (Aluno). 21 fev. 2014
Tese do aluno: Dissertação de mestrado