Common ownership in the CAC40

• Pedro Nuno Alvim de Castro Fonseca Alegre (Aluno)

O objetivo desta dissertação é verificar se a propriedade comum é significativa no CAC40, e se está correlacionada com os retornos das empresas neste índice. Na presença de uma estrutura acionista caracterizada pela coexistência de acionistas com e sem participações em empresas rivais, o gestor não irá procurar maximizar o lucro da empresa, mas uma média ponderada do retorno dos seus acionistas, por forma a gerir o potencial conflito de interesses entre estes. Tal implica atribuir, na tomada de decisão do gestor, um peso ao lucro das empresas rivais em que os acionistas detêm participações. Esta dissertação quantifica este peso para as empresas constituintes do CAC40 e avalia, utilizando o modelo de três fatores de Fama-French, se existe uma ligação entre os retornos das empresas e aquele peso. Os resultados obtidos sugerem que a propriedade comum é pouco significativa no CAC40, mas que existem empresas para as quais o peso atribuído ao lucro dos rivais influencia o retorno.
Data do prémio8 jul 2021
SupervisorRicardo Ribeiro (Supervisor)