Communicating sustainability in the food industry
: the impact of carbon labels on the willingness to pay for food products

• Sorin Moerbeck (Aluno)

Esta tese visa investigar o impacto dos rótulos de carbono na vontade de pagar no contexto da indústria alimentar. Assim, o estudo pretende prosseguir o objectivo global de promover o consumo sustentável. Ao explorar este campo de investigação, foram desenvolvidos e testados um rótulo de carbono neutro e um novo rótulo de carbono e código de semáforo. Além disso, o estudo examina se a confiança, a identidade social e a preocupação ambiental contribuem para explicar os resultados.Para este efeito, foi realizado um inquérito experimental em linha para comparar quatro numa abordagem entre temas. Assim, foi medida a vontade de pagar, confiança, identidade social,preocupação ambiental, e características demográficas. Os participantes foram expostos a 10 produtos alimentares diferentes para testar a sua vontade de pagar. Estes foram manipulados com nenhum, um, ou uma combinação de dois ou todos os rótulos de carbono. No total, os dados de 121 participantes foram recolhidos, processados e analisados. Os resultados mostraram dois efeitos significativos entre os rótulos, nomeadamente o rótulo da pegada de carbono e um efeito de interacção do código do semáforo e do rótulo da pegada de carbono sobre a vontade de pagar pelos produtos alimentares. Esta investigação valida uma vontade significativamente maior de pagar o rótulo da pegada de carbono do The Carbon Trust e um efeito de interacção do código de semáforo e do rótulo da pegada de carbono para produtos alimentares.
Data do prémio28 jan 2022
SupervisorCláudia Simão (Supervisor)