Communication in M&A
: the impacts of integration and autonomy

  • Sofia Leão Brito Correia de Carvalho (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A investigação académica anterior centrou-se na comunicação como o determinante crítico de sucesso na integração pós-aquisição, argumentando que uma forte estratégia de comunicação é fundamental. Contudo, identificámos uma lacuna na literatura, pois nunca foi estudado o que poderia variar no conteúdo comunicado entre as diferentes aquisições, dependendo dos níveis de integração e autonomia. Através de quinze entrevistas com elementos dos quadros executivo e intermédio de uma empresa que adquiriu quatro empresas com níveis heterogéneos de integração e autonomia, encontramos provas de que o que comunicar com os empregados e a quantidade de comunicação deve variar em função do nível de integração e autonomia do alvo. Portanto, ligando a estratégia de integração à abordagem escolhida, revelamos que a comunicação de um plano de ação detalhado aos empregados da entidade combinada é essencial com uma elevada integração e uma baixa autonomia para a realização de potenciais sinergias. As conclusões mencionadas contribuem para a literatura sobre fusões e aquisições e comunicação, ligando teorias sobre ambos os temas. Ao interpretar os resultados, há que ser cauteloso, uma vez que a amostra é constituída por aquisições feitas por apenas uma empresa, o que pode dificultar a generalização das nossas conclusões.
Data do prémio3 dez. 2021
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorFlorian Andreas Bauer (Supervisor)

Keywords

  • Fusões
  • Aquisições
  • Comunicação
  • Integração e autonomia

Designação

  • Mestrado em Economia Empresarial

Citação

'