A investigação académica anterior centrou-se na comunicação como o determinante crítico de sucesso na integração pós-aquisição, argumentando que uma forte estratégia de comunicação é fundamental. Contudo, identificámos uma lacuna na literatura, pois nunca foi estudado o que poderia variar no conteúdo comunicado entre as diferentes aquisições, dependendo dos níveis de integração e autonomia. Através de quinze entrevistas com elementos dos quadros executivo e intermédio de uma empresa que adquiriu quatro empresas com níveis heterogéneos de integração e autonomia, encontramos provas de que o que comunicar com os empregados e a quantidade de comunicação deve variar em função do nível de integração e autonomia do alvo. Portanto, ligando a estratégia de integração à abordagem escolhida, revelamos que a comunicação de um plano de ação detalhado aos empregados da entidade combinada é essencial com uma elevada integração e uma baixa autonomia para a realização de potenciais sinergias. As conclusões mencionadas contribuem para a literatura sobre fusões e aquisições e comunicação, ligando teorias sobre ambos os temas. Ao interpretar os resultados, há que ser cauteloso, uma vez que a amostra é constituída por aquisições feitas por apenas uma empresa, o que pode dificultar a generalização das nossas conclusões.
Data do prémio | 3 dez. 2021 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Florian Andreas Bauer (Supervisor) |
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- Fusões
- Aquisições
- Comunicação
- Integração e autonomia
- Mestrado em Economia Empresarial
Communication in M&A: the impacts of integration and autonomy
Carvalho, S. L. B. C. D. (Aluno). 3 dez. 2021
Tese do aluno