Communication of art in the hospitality industry
: the Tivoli Hotels & Resorts case

• Ana Margarida Figueiredo Vieira (Aluno)

Parece haver um reconhecimento comum da forte necessidade de perceber melhor o consumidor cultural e estabelecer-lhe programas mais estratégicos para atingir maior sucesso. A comunicação é possivelmente o elemento mais importante para manter uma relação de longa duração entre o hotel e o cliente, por esta razão o setor hoteleiro tem de garantir a coordenação de todas as mensagens e fontes para que o cliente tenha acesso a atividades promocionais com mensagens consistentes e únicas. Os projetos de arte no setor hoteleiro têm vindo a aumentar, no entanto devido a um público apático no geral e à novidade de hotéis serem palco de exibições de arte, estes projetos estão a precisar profundamente de uma estratégia de comunicação. Para alcançar este propósito, uma eficiente comunicação externa e interna são vistas como impulsionadores para atingir uma vantagem competitiva. Os gerentes de hotel e investigadores começam a interessar-se em compreender como tirar partido da arte presente nos hotéis e como comunicá-la aos hóspedes e empregados, e é exatamente esta questão que esta dissertação se propõe a responder. Esta dissertação pretende providenciar uma estratégia de comunicação para projetos de arte no setor hoteleiro. Para alcançar um conhecimento mais profundo da indústria, foi feita uma colaboração com o Tivoli Hotels & Resorts, uma cadeia de hotéis portuguesa, que teve um papel crucial na compreensão dos vários procedimentos necessários numa estratégia de comunicação, assim como das especificidades e limitações deste setor. Os dados que sustentam este estudo foram recolhidos através de entrevistas a outros hotéis e instituições de arte, análise de benchmarking, visitas aos hotéis Tivoli e pesquisa académica. Para além da relevância para o lançamento do projeto de arte nos hotéis Tivoli, este estudo apresenta várias recomendações adaptáveis a uma boa parte dos hotéis com arte. Este estudo torna visível a possível adaptação de arts marketing para o setor hoteleiro mostrando que este tipo de projetos quando bem comunicados tornam-se num fator diferenciador. Esta dissertação revela os vários passos necessários para o lançamento de um projeto de arte enfatizando os mais prioritários e benéficos.
Data do prémio2015
SupervisorRute Xavier (Supervisor)