O principal objeto de estudo da presente investigação é perceber, como é que uma marca corporativa pode tirar partido de uma rede social, no desenvolvimento da sua estratégia de comunicação interna. Utilizou-se uma metodologia qualitativa e o plano de pesquisa privilegiado foi o estudo de caso sobre a universidade Católica Porto. A técnica de recolha de dados secundários utilizada foi a revisão da literatura e a análise documental. Para a recolha de dados primários, privilegiou-se o uso das entrevistas semi-estruturadas (no âmbito da auditoria à Católica Porto). No que respeita à análise dos dados, foi utilizada a técnica da análise de conteúdo. Os resultados parecem apontar que, comparativamente à suas concorrentes, a Católica Porto ainda se encontra estagnada no estágio Web 1.0, não beneficiando da interatividade e da personalização da sua comunicação interna. Utiliza as redes sociais, exclusivamente como instrumentos de comunicação externa. Em contraste, a universidade Buffalo, em Nova Iorque, detém uma rede social privada no Ning, para potenciar a estratégia de comunicação corporativa da universidade. As redes sociais, no geral, são vistas como uma mais valia, para a amostra de colaboradores da Católica Porto, levando a que docentes e investigadores possam partilhar os seus trabalhos de investigação, formar parcerias e trabalhar em projetos multidisciplinares. Os mais relutantes parecem ser os mais desconhecedores do funcionamento de uma rede social profissional. Pela utilização de uma metodologia qualitativa, surgem limitações relacionadas com a validade interna das conclusões e da interpretação dos resultados, pois o investigador fez parte da realidade que investigou e porque os seus valores e crenças podem ter influenciado os resultados. É ainda impossível extrapolar os resultados e realizar generalizações a partir da análise de um caso. Esta investigação apresenta importantes contributos, quer a nível académico (cruzaram-se diferentes domínios de investigação), quer a nível organizacional (permite o fortalecimento da marca corporativa Católica Porto, levando-a a responder melhor aos desafios conjunturais do setor, a ultrapassar as suas limitações em termos de comunicação interna e a proporcionar maior satisfação aos seus colaboradores). O valor desta investigação reside no exaustivo plano estratégico, facilitador do processo de implementação de uma rede social interna na organização.
Data do prémio | 8 mar. 2013 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Joana Machado (Supervisor) |
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- Marca corporativa
- Redes sociais
- Comunicação interna
- Ensino superior
Como é que uma marca de ensino superior pode tirar partido das redes sociais na sua estratégia de comunicação interna: estudo de caso Católica Porto
Lopes, T. S. A. F. D. O. (Aluno). 8 mar. 2013
Tese do aluno