Como responder a um briefing numa empresa em crecimento

• Carolina Anjos Teixeira Restani Romão (Aluno)

Este relatório apresenta uma descrição das atividades realizadas ao longo do estágio que cumpri na empresa Openbook, no âmbito do Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas da Universidade Católica Portuguesa. O estágio decorreu ao longo de 24 semanas, em Lisboa, e focou-se na minha adaptação à dinâmica empresarial, destacando as necessidades de um briefing evidente, capaz de transparecer a identidade de marca empresarial sólida. A compreensão e desenvolvimento desta entidade revelam-se fundamentais para explicar a necessidade de um briefing. Com o objetivo de melhor compreender o tema em análise, os trabalhos desenvolvidos neste âmbito levaram-me a uma análise aprofundada sobre a forma como um briefing bem elaborado desempenha um papel essencial na comunicação da identidade empresarial, contribuindo diretamente para o seu crescimento, impulsionado pela inovação, em adaptação aos mercados desejados. Ao longo do estágio, foram consolidados conhecimentos fundamentais para a construção de um plano estratégico com uma estrutura sólida e eficiente. Associado a este tema, a relevância da Cultura Organizacional é discutida, evidenciando como os valores e práticas internas influenciam diretamente os resultados desejados, bem como, a existências de departamentos como recursos humanos e marketing, duas contribuições diretas na dinamização organizacional. A análise avança para a discussão sobre os Projetos Desenvolvidos, onde se exploram as ideias e conceitos resultantes da aplicação prática do briefing. Destaca-se o impacto do design gráfico, demonstrando como a comunicação eficaz contribui para a coesão interna e perceção externa da marca.
Data do prémio31 jan. 2024
SupervisorCristina Sá (Supervisor)