As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm assumido cada vez mais pro-tagonismo na sociedade, sendo um dos grandes desafios procurar incorporá-las na Edu-cação. É neste contexto que este trabalho foi formulado no sentido de identificar res-postas sobre como usar as TIC de forma a melhorar o processo de ensino e aprendiza-gem em Educação Tecnológica (ET). A metodologia de investigação adotada para procurar dar resposta à questão orientadora do trabalho foi a investigação-ação. Foram recolhidos dados a partir dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, da observa-ção direta registada em diário de campo e em formulários de observação de aulas, dos relatórios de avaliação de cada ciclo de intervenção, assim como de questionários colo-cados aos alunos, complementados por uma recolha de documentação relevante e por um conjunto de entrevistas a professores com cargos de direção na gestão pedagógica da Escola. Seguindo uma orientação construtivista, os alunos foram desafiados a aprender através de pesquisa, seleção e organização da informação, explorando diferentes ferramentas de TIC, que possibilitaram construir o seu próprio saber em domínios da ET, permitindo ultrapassar dificuldades na conceção de projetos e na exploração de conteúdos tecnoló-gicos. Nesta investigação foram desenvolvidas estratégias adequadas para atingir as metas de aprendizagem de TIC, no domínio da informação e produção, envolvendo programas de desenho assistido por computador (CAD) e alguns programas de uso geral (Office) e empregando-se a metodologia WebQuest para organizar e orientar as tarefas que os alu-nos desenvolveram ao longo de cada ciclo de investigação-ação. O trabalho realizado sugere que o recurso a programas de CAD na conceção de projetos e na sua representação gráfica promove o rigor, a visualização do produto final, facili-dade de simulação de materiais e texturas e uma maior rapidez nas alterações e modifi-cações ao projeto. Os resultados obtidos levam-nos também a considerar que a WebQuest permitiu dinamizar o processo de ensino e aprendizagem em TIC, explo-rando conteúdos do grupo de “conceitos princípios e operadores tecnológicos”, resul-tando na aquisição de conhecimentos significativos pelos alunos, nas áreas das energias, movimentos e mecanismos.
Data do prémio | 2014 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Eduardo Cardoso (Supervisor) |
---|
- TIC
- ET
- CAD
- WebQuest
- Ensino
- Aprendizagem
- Mestrado em Ciências da Educação
Como usar as TIC de forma a melhorar o processo de ensino e aprendizagem em educação tecnológica
Santos, J. M. R. (Aluno). 2014
Tese do aluno