Comparative analysis of the finnish and portuguese education systems

• Rui Miguel Monteiro Machado (Aluno)

A educação ocupa um papel muito importante na sociedade contemporânea, enquanto garantia do desenvolvimento dos indivíduos para a vida adulta e na sua preparação para o mercado de trabalho. São vários os estudos que destacam a influência da escola nos rendimentos futuros dos indivíduos, desde o tamanho das turmas à qualidade dos professores, passando pela qualidade dos colegas da sala de aula. Além disso, existe um consenso científico crescente do papel da educação individual no crescimento económico dos países. Desta forma, interessa saber que sistemas de ensino preparam melhor os seus estudantes. O sistema de ensino finlandês tem conseguido resultados impressionantes nos exames PISA, além de ter um ensino manifestamente marcado pela equidade entre os estudantes. Por outro lado, Portugal tem conseguido aumentar os níveis de escolaridade da sua população e subir consideravelmente os seus resultados nos exames PISA. No entanto, ainda não apresenta resultados ao nível da Finlândia. O intuito desta dissertação é fazer uma análise comparativa entre os dois sistemas educativos, de modo a perceber os motivos para a persistência de diferenças quer nas classificações propriamente ditas entre os dois países, quer nas desigualdades entre estudantes. Para tal, procedeu-se a uma investigação intercalada pelo uso de metodologias quantitativa, por via do tratamento, análise e interpretação de dados, e qualitativa, por via do tratamento de informação documental, interpretativa, exploratória e descritiva. Por fim, conclui-se que o sistema de ensino finlandês proporciona aos alunos uma melhor preparação para a universidade e para a vida ativa, bem como, promove maior mobilidade social.
Data do prémio13 jul 2022
SupervisorSandra Lima Coelho (Supervisor)

• Sistema de ensino
  • Portugal