Este trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular Estágio Final do 16.º Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa. Tem como objetivo descrever e analisar o meu percurso durante os diferentes contextos de estágio, descrevendo os objetivos delineados para cada um deles, assim como as atividades planeadas e refletindo como desenvolvi competências comuns e específicas de enfermeira especialista. Dado ser um curso de mestrado foi essencial desenvolver competências de mestre através da realização de uma revisão de escopo. Esta revisão foi realizada de acordo com os requisitos da Joanna Briggs Institute. A temática que deu mote aos diferentes projetos de estágio foram os cuidados transculturais, tendo como base teórica a Teoria dos Cuidados Culturais de Madeleine Leininger. Os estágios foram realizados durante quinze semanas, repartidos em cinco semanas em cada um dos seguintes contextos: Internamento de Pediatria, Neonatologia e Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos. Durante cada estágio foi realizado um diagnóstico situacional, delineados objetivos e planeadas atividades de modo a realizá-los com sucesso. Apesar de cada contexto ter as suas particularidades, em todos eles foi pertinente trabalhar a competência cultural dos enfermeiros. Ao longo deste percurso académico foi possível desenvolver competências de enfermeiro especialista, em foco as competências de enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica (EESIP), assim como competências de mestre.
| Data do prémio | 29 mai. 2024 |
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| Idioma original | Portuguese |
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| Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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| Supervisor | Sílvia Caldeira (Supervisor) |
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- Enfermagem
- Pediatria
- Cuidados culturais
- Hospital
- Enfermeiro especialista
Competências culturais do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica
Vasconcelos, F. A. A. (Aluno). 29 mai. 2024
Tese do aluno: Dissertação de mestrado