Competências de linguagem oral e escrita em crianças com epilepsia benigna de infância com pontas centro-temporais

  • Joana Marta Gonçalves Gouveia Abreu Teixeira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Qualquer fator intrínseco ou extrínseco que interfira com o processo natural de aquisição e desenvolvimento das competências de linguagem, pode comprometer o seu percurso e, consequentemente, todas as outras atividades que lhe estão associadas. As perturbações no domínio da linguagem são muito comuns na infância, um período fulcral neste processo, devido à sensibilidade neuronal das redes recrutadas. Estas alterações, frequentemente, decorrem de perturbações neurológicas, como é o caso da epilepsia. Na vasta diversidade de síndromes epiléticas, surge a Epilepsia Benigna de Infância com Pontas Centro-Temporais (EBIPCT), que é a mais comum neste período. Sabe-se que a atividade epilética desta síndrome pode ter impacto nas competências cognitivas das crianças, nomeadamente ao nível da atenção e da memória, e também da linguagem. Dentro deste conjunto de perturbações, considerando a especificidade da localização da EBIPCT (zona peri-rolândica), torna-se necessário aprofundar o conhecimento sobre as possíveis sequelas ao nível da linguagem das crianças com esta neuropatologia. Procurando assim contribuir para o esclarecimento das capacidades de linguagem desta população, esta tese apresenta o trabalho resultante de uma investigação que engloba duas revisões sistemáticas da literatura, acerca das competências de linguagem oral e escrita destas crianças, e ainda dois estudos empíricos relativos à avaliação das suas competências de linguagem oral, quer em idade pré-escolar, quer em idade escolar e à análise das suas capacidades de leitura e escrita, comparativamente com uma amostra de controlo. Os resultados obtidos indicam que as crianças com EBIPCT demonstram competências de linguagem inferiores aos seus pares de idade em diversas áreas da linguagem oral e escrita. Deste modo, deve ser enfatizada a importância da avaliação precoce destas capacidades e a eventual necessidade de intervenção terapêutica, de forma a minimizar o impacto destas alterações no seu desempenho escolar e qualidade de vida.
Data do prémio18 dez. 2018
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria Emília Santos (Supervisor) & Paulo Oom (Co-Orientador)

Designação

  • Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem

Citação

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