A presença das mães na vida dos filhos é fundamental e determinante no seu desenvolvimento, porém no contexto do Estabelecimento Prisional, o exercício das competências parentais poderá ser desafiante, complexo e distinto. O presente estudo procurou explorar as perceções que um grupo de mães reclusas, que vivem com os filhos na prisão, têm sobre as suas competências parentais. Trata-se de um estudo qualitativo, onde foram realizadas 8 entrevistas em profundidade a mães reclusas em permanência com o seu filho no Estabelecimento Prisional. Os resultados demonstram aspetos positivos e negativos da circunstância em que estas mães se encontram. São observáveis as práticas de competências parentais positivas e o constante apoio do Estabelecimento Prisional. Contudo, são retratadas as dificuldades experienciadas pelas mães reclusas, nomeadamente, reconhecimento de sentimentos de culpabilização, sentirem-se julgadas por parte das outras mães reclusas, os problemas de relacionamento entre as crianças, as condições precárias das celas, as dificuldades de aquisição de produtos específicos para as crianças e as perceções de efeitos negativos a curto e a longo prazo, não só para as crianças, mas igualmente para as mães. Todavia, parecem evidenciar também experiências positivas para conseguir ultrapassar a situação adversa que estão a viver.
Data do prémio | 12 jul. 2023 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Catarina Ribeiro (Supervisor) & Raquel Matos (Co-Orientador) |
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- Estabelecimento prisional
- Parentalidade
- Crianças em estabelecimento prisional
- Competências parentais
Competências parentais: perceções de reclusas que vivem com filhos na prisão
Pinto, Í. F. (Aluno). 12 jul. 2023
Tese do aluno