Enfatizando a dinâmica das artes em contexto escolar, o presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, procura fundamentar a dinâmica do ensino das artes visuais em articulação com os contextos de educação não-formal e formal. Tentamos neste trabalho mostrar a importância das instituições culturais (museus de arte) e a sua articulação com a escola no caminho a trilhar nas práticas educativas em artes visuais. A intervenção pedagógica levada a efeito com a turma em que realizamos o estágio profissional, na Escola Vale São Cosme – Didáxis, reforçou várias ações conjuntas entre a escola e duas instituições culturais, potenciando o diálogo com e sobre as obras de arte. Os diálogos analíticos com as obras de arte encetados pelos alunos ao longo da intervenção pedagógica, em contexto de sala de aula e também no museu e galeria visitados, centrados na fruição estética e nas suas dimensões, foram sustentados por teorias e metodologias que privilegiam a dimensão estética no ensino das artes visuais, assente na dinâmica de diálogo e contacto com a obra de arte. Estas dinâmicas, que evidenciam a complementaridade entre as aprendizagens formais e não-formais, mostraram ser possível desenvolver o conhecimento fundamentado da obra de arte, enquanto geradora de saberes, com vista à construção de uma literacia estética e artística. A prática pedagógica procurou, através do contacto in loco com obras de arte e da exploração das mesmas em sala de aula, incentivar a dimensão estética da educação artística e o desenvolvimento da linguagem específica das artes, promovendo a correlação das competências: ver - observar; refletir - interpretar; experimentar - criar.
Data do prémio | 30 jan. 2017 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Carlos Bizarro Morais (Supervisor) |
---|
- Educação não-formal
- Educação formal
- Obra de arte
- Fruição estética
- Literacia artística
- Literacia estética
- Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Complementaridades entre Escola e Museus de Arte para a construção de uma literacia artística
Leite, S. R. F. (Aluno). 30 jan. 2017
Tese do aluno